20 de jul. de 2011

MUSICA (LOUVOR) Parte 2

O que podemos ou devemos ouvir?
Será que só podemos (devemos) ouvir musicas evangélicas (gospel)?
Para nos cristãos só existem dois tipos de musica: evangélicas (gospel) ou do mundo, e dentro delas todos os gêneros que conhecemos. Certo?
Bom, sendo assim, se é do mundo não deveria fazer parte de nossas vidas...
Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia. (João 15:19)
Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. (Tiago 4:4)

Mais que mal pode existir em ouvir musicas do mundo que falam de coisas boas, como amor, paz e até mesmo sobre Deus...?
O problema é a inspiração destas musicas.
As musicas evangélicas são inspiradas pelo Espírito Santo ou para Ele (ou pelo menos deveriam ser). Já as musicas do mundo são inspiradas em qualquer coisa que se pode imaginar, ou são consagradas a coisas ou pessoas... Um exemplo clássico era dos Beatles, que a cada disco gravado, iam todos para Índia a fim de consagrar à deuses daquele lugar.

E quanto ir a show de banda do mundo?
Aí é pra acabar mesmo né...
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. (Salmos 1:1)

Claro que é quase impossível não ouvir musicas do mundo, pois elas estão em quase todos os lugares, bombardeando nossos ouvidos.
Então quando estamos no controle o ideal seria ouvir apenas musicas evangélicas (que por sinal tem pra todo gosto).
Contudo tu és santo, entronizado sobre os louvores de Israel. (Salmos 22:3)
Se Deus habita em meio aos louvores, esse já é o motivo mais que suficiente para ouvirmos apenas musicas evangélicas...

32 comentários:

  1. O pior é que ainda tem aqueles em nosso meio que acha que não tem nada haver ouvir esse tipo de música. Que possamos encher os céus todos os dias com fruto de um louvor puro e santo direcionados para o Senhor.

    ResponderExcluir
  2. Amém Maurício!!!

    realmente é impossivel não ouvir músicas do mundo, mas, Glória a Deus que somos regenerados pelo poder do Espírito Santo podendo filtar e anular todas as coisas que não podemos evitar de ouvir ;)

    ResponderExcluir
  3. Varãoo!!!maravilhaa!!GLORIA HA DEUS...MAURÍCIO!
    excelentes bases,concreto e direto!
    Ap.Paulo em suas epistolas,ele é claro em relação a isso,a CONDUTA E TESMUNHO!!
    é obvio,que existem sempre ''BODES'' disfarçados de ''OVELHAS''!!RSRS porém oq temos que fazer pra seguir Jesus??
    JESUS disse: NEGUE-SE A SI MESMO..,..SIGUA-ME.
    Dificil??Que nada..Mais facil do vc imagina! :D
    Aqule abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz meu amado irmão! Tb estou já estou te seguindo, por sinal gostei realmente do seu blog, parabéns. Um abraço do seu irmão em Cristo Pb. Gidel de morais

    ResponderExcluir
  5. Meu prezado Maurício, tudo tem seu começo. Este seu blog funciona há pouco tempo pelo que pude observar, mas já dar mostra de um futuro cheio de sucesso! Deus quando penetrouem teu coração o determinou a pregarsuas palavras aqui nessa página, oferecendo a seus irmãos o direito de tomar conhecimento de como pregar, e comproenender a palavra de Deus é importante em nossas vidas! Vou seguir seu blog sim, tenho um de variedades, se você também quiser seguí-lo aceito de coração em nome de Jesus! Tem imagens sacras e com uma justa razão, minha mãe é muio católica e não posso lhe dar contrariedades! Amo-a! Jeswus me resgatou para a vida ao fazer com que em deixasse e abandonasse de vez os vícios do álcool e bebida! Hoje sou feliz, editando para meu modesto blog! Acesse e siga www.natrilhadocastelo.blogspot.com Meu nome é Tiburtino Gomes de Sá, sou conhecido em minha cidade como Castelo Sá, jornalista, escritor, poeta, 7 livros publicados de humor e poesias! Agora estamos unidos em Cristo e por Cristo! Amém! Saudações!

    ResponderExcluir
  6. Quis dizer, desculpa, abandonei a bebida e o cigarro!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo artigo!
    bom final de semana!
    um forte abraço.
    Alexandra

    ResponderExcluir
  8. Oi Mauricio,já estou te seguindo,visita meu blog(saleneMACEDOARTES.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  9. Deus lhe abençoe varão!! Concordo em genero, número, grau e unção!!! A paz do nosso Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  10. Excelente trabalho de evangelização,continue nessa fé e inspiração de ganhador de Almas.

    Jailton Brito
    IBMEM Jovem

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela postagem, lembrei-me de um certo momento da minha vida que quase estava embaraçado com musicas mundanas, só por que era mpb, que não tinha letras maldosas, mas como esta na sua postagem tudo que relacionado ao mundo é do mundo e já não samos mais do mundo e sim de Deus. fica na Paz e vsita nosso Blog: ebd-jardimpaulistaalto2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. É verdade muitas vezes nos deixamos levar por simples coisa, o inimigo é astuto ele sempre vai colocar uma pedra de tropeço, nem que for uma pequeninha...exemplo das musicas que achamos não ter um valor maldoso mas como você falo, não sabemos pra que ou quem foi feito!
    Ótima postagem....Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  13. grande abraço Mauricio, a música realmente tem uma grande influência sobre nós, sobre nosso pensamentos e sentimentos, quer seja gospel ou secular, então como bem descreveu o mauricio na sua ótima postagem a influência da musica secular pode ter efeitos desastrosos a longo prazo.
    que o eterno te abençoe!
    faça nos uma visita http://wwwblogdocostela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. A Paz do Senhor irmão,
    Muito interessante o seu blog sobre música-louvor.O mundo gospel tem sido não pouco, influenciado por músicas mundanas, quando deveria ser um exemplo a ser seguido. Estou seguindo o seu blog. Te convido a visitar o meu blog, e se puder me dar a honra de seguí-lo ficarei muito grata. Deus continue te abençoando grandemente.
    http://despertamentosanto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. A Paz Maurício, muito bom seus post, e pergunto que mal haveria em Daniel, Sadraque, Mesaque e AbedeNego provar das iguarias do rei? Banquete de rei deve ser da melhor espécie. Mas... eles sabiam a quem estava dedicadas, ou seja, aos deuse da babilônias e vejo a música dessa forma. Os louvores antes de fluirem nas igrejas em cada canção com certeza nasceram do coração de Deus e é isso que devemos procurar o que chega ao coração de Deus.
    ESPERO VC EM NOSSO BLOG Chamados para Adorar. Acesse www.fiedalva.blogspot.com
    Abraços. (GERFESON E DALVA)
    Abraços meu irmão

    ResponderExcluir
  16. Shalom, Meu irmão Maurício. Em nenhum aspécto da nossa vida cristã podemos ser simplórios , concorda? Ouvindo um dos cds de Michel Smith, de repente me deparei com uma música que ele gravou de Simon & Garfunkel - Bridge over trouble water -Fiquei pensando o que essa música significaria para ele, a ponto de tê-la colocado em seu repertório, que certamente percorreria o mundo. Ös pensamentos de DEus e seus caminhos são certamente mais altos dos que os nossos. Se somos nascidos de Deus, todas as coisas são discernidas pelo Espírito. É claro que hoje, em nome de um determinado fim se tem abusado dos meios, trazendo muita confusão. Estamos extremamente infiltrados, e mesmo muitas músicas ditas evangélicas são na verdade extremamente comerciais, e há muita corrida do ouro, o que também faz meu espírito se revoltar. (Bem, quanto a mim, prefiro ouvir essas assim mesmo do que qualquer outra do mundo), porém esse julgamento precisa ser muito criterioso e na dependência e direção do Espírito. Somos um povo apaixonado por Jesus e queremos exaltá-lo com tudo o que somos e temos. Ah..tornei-me seguidora de seu blog. Yahweh te abençõe e te guarde!

    ResponderExcluir
  17. Oi amado irmão. A Paz do Senhor Jesus Cristo. Parabéns pelo seu blog querido. Muito bom mesmo. deus abençõe!!! Te aguardo lá no meu hein rss

    ResponderExcluir
  18. ameiii concordo plenamente

    ResponderExcluir
  19. A paz! Passei para parabenizar e tbm ja participar ! belo trabalho!

    Aguardo sua visita em meu blog tbm!

    cleomardeconto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Concordo em parte. É bem verdade que não se sabe de onde vem a inspiração para compor as letras das mais belas músicas seculares, mas se expressam coisas criadas por Deus, então a inspiração foram as coisas criadas por Deus (por exemplo, a beleza natural do Rio inspirou Tom Jobim a compor as suas músicas). Entretanto, se não adoram direta ou indiretamente atitudes que a bíblia condena eu penso que é permitido ouvir. Músicas que falam da natureza, de amor, de sentimentos e atitudes boas não deveriam ser consideradas pecado.

    Nunca fui enem vou a espetáculos de bandas mundanas. Esses podem até ter a letra bonita, mas sua musicalidade geralmente induz a pessoa a tomar atitudes que não agradam a Deus e o ambiente também não é ambiente de crente frequentar.

    É fato que o ideal seria ouvir apenas músicas evangélicas, que tem ritmo para (quase) todos os gostos. Dificilmente encontro uma bossa-nova gospel (vez ou outra...). A bíblia fala que tudo é lícito, mas nem tudo convém. O cristão deve ser sensato ao ponto de discernir aquilo que é bom e aquilo que faz mal ao espírito.


    Abraços, querido, e fique na paz de Deus!

    ResponderExcluir
  21. Ah, e inclusive (esqueci de dizer em cima), eu presto muito atenção nas letras das músicas que eu ouço. Escrevi até uma postagem no meu blog sobre o assunto, que se chama "Demônios: Cultura Musical"

    http://estereotipodaperfeicao.blogspot.com/2011/05/demonios-cultura-musical.html

    Fala sobre músicas aparentemente inocentes, mas que se prestar muita atenção, pode-se encontrar ambiguidades, e nosso Deus é Deus que não gosta de confusão. Passe lá e deixe seu comentário!

    ResponderExcluir
  22. Passei aqui pra te desejar muitas felicidades e que a paz do senhor esteja sempre contigo!!!!Parabens
    pelo blog!!!!

    ResponderExcluir
  23. Oi irmão!! A paz!! Gostei do seu blog e ja estou seguindo ok! Espero fazer muitos amigos e aprender cada vez mais. Fica na paz. Abraços! ^_~
    http://exgaynovaidentidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. OLÁ GOSTEI MUITO DE SUA POSTAGENS APESAR DE NÃO CONCORDAR POR INTEIRO DELA POIS ACHO DEVEMOS FILTRAR MELHOR TUDO O QUE OUVIMOS!! POIS EXISTEM MUITOS HINOS EVANGÉLICOS QUE SÃO INTERPRETADAS POR CANTORES EVANGÉLICOS E QUE FORAM ESCRITAS POR PESSOAS QUE NEM CONHECEM O EVANGELHO E QUE FIZERAM A CANÇÃO SEGUINDO RECEITAS DE HINOS QUE FIZERAM SUCESSO!DA MESMA MANEIRA SÃO AS TÃO CHAMADAS MUSICAS DO MUNDO DEVEMOS SEPARAR AQUILO QUE NOS EDIFICA E AQUILO QUE NÃO, TIPO A SACOLINHA DAS COISAS BOAS E MÁS.
    "Todas as coisas me são lícitas mas nem todas me convém 1 Cor 6:12
    Significado de Lícito

    adj. Que está de acordo com a lei; permitido.
    Honesto, correto: negócios lícitos.

    ResponderExcluir
  25. graça e paz. já estou te seguindo. neia maciel

    ResponderExcluir
  26. Verdade amado, Deus conta com agente para sermos vasos de honra apesar de tbm no nosso meio existir o vaso de desonra, mais amém sigamos e prossigamos...

    a paz

    ResponderExcluir
  27. Não concordo com você em quase nada, mas defendo 100% o direito de você se expressar.
    Essa é uma música mundana então, até onde sei o Roberto Carlos não é evangélico!?

    Música: Aleluia
    Quando o sol aquece de manhã
    o Planeta Terra onde eu vivo,
    não importa em que lugar estou,
    Olho a natureza pensativo:
    O vento assanha as águas do oceano;
    Surfa pelas ondas da canção;
    Quem compõe a música do vento?
    E quem acendeu o sol, então?

    Aleluia, Aleluia!
    Conclusão dos pensamentos meus.
    Aleluia, Aleluia!
    Em tudo isso tem a mão de Deus.

    Quando cai a chuva e molha o chão,
    meu planeta fica tão florido;
    Vem a tarde e as tintas lá do céu,
    pintam um horizonte colorido;
    Folhas, flores, frutos se misturam
    nesse quadro: ¨Amor e a Perfeição¨.
    Quem é esse agricultor divino?
    É o mesmo autor do quadro, então?

    Aleluia, Aleluia!
    Conclusão dos pensamentos meus.
    Aleluia! Aleluia!
    Em tudo isso tem a mão de Deus.

    Quando vem a noite, eu olho o céu,
    as estrelas brilham no infinito;
    Vejo a lua clara sobre o mar.
    E nesse momento eu reflito:
    Um ser supremo em tudo isso existe!
    Deus, a luz maior, a explicação!
    Tudo vem das suas mãos divinas:
    O céu, a terra, o mar, a vida.

    Então:
    Aleluia! Aleluia!
    Conclusão dos pensamentos meus.
    Aleluia! Aleluia!
    Em tudo isso tem a mão de Deus.

    Música linda e perfeita.
    A Bíblia diz pra retermos as coisas boas do mundo. O mal não está nas coisas e sim nas pessoas. Uma faca sozinha não mata, mas se alguém usá-la para matar a culpa não é da faca.
    A música foi criada por Deus, as letras por homens bons e maus, então, se a música tiver uma proposta que não agrida a fé cristã de alguém não vejo problema ao contrário.Claro que a pessoa tem que ter maturidade pra isso, o que pouca gente tem!

    ResponderExcluir
  28. Deus e maravilhoso para nos dar o entendimento certo das coisas ,a sabedoria divina para sabermos escolher entre o bem e o mal.
    essa musiquinha eu ouvia quando criança e ate hoje canto para os meus filhos na intenção de que eles possam entender melhor o mundo em que vivemos e o Deus a quem servimos,e assim.
    Cuidado olhinho oque olha,
    Cuidado boquinha o que fala,
    Cuidado nariz o que cheira,
    Cuidado mãozinha no que pega,
    Cuidado pezinho aonde pisa,
    Pois o SALVADOR do céu esta olhando pra você
    Cuidado pé, mão,boca,nariz e olho.

    Portanto com essas palavras eu quero e desejo que você medite naquilo que e certo para a sua vida espiritual.viva para DEUS e deixe que Ele viva em você.

    ResponderExcluir
  29. Amem!
    Concordo plenamente que o servo de Deus nao pode se misturar com os prazeres do mundo!
    Que Deus continue te abencoando muito.
    Ja me tornei uma seguidora do seu blog!

    ResponderExcluir
  30. Parabéns, pelo seu blog, Deus abençõe e que levante a cada dia pessoas inspiradas pra proclamar sua palavra.

    ResponderExcluir
  31. Uau meu irmão, parabéns pelo blog e pelas postagens relacionadas a louvor. Trabalho em meio ao louvor na igreja e sei bem do q vc está falando. O ministério do louvor sofre muito c os bombardeios do mundo e eu queria saber s vc me sede esta bela postagem p eu colocar em meu blog: http://www.amdoddeus.blogspot.com/
    É tudo que eu creio sobre louvor! Estou te seguindo. Deus o abençoe!!!

    ResponderExcluir
  32. Bom dia, a Paz do Senhor, primeiramente gostaria de dizer q gostei muito do seu blog e que já vou começar a segui-lo.
    Atentei para as matérias dos ritmos e gostaria de colocar um adendo, acredito tb q Deus criou todos os ritmos, mas o mundo acaba usando deles para alcançar aqueles que lhe interessam, porem, se usarmos os ritmos para evangelismo, ou seja alcançar o coração das pessoas em seus ambientes preferidos conseguiremos apresentar Jesus sem provocar a ira dos que curtem esses ritmos, a partir dai, mostrar uma adoração perfeita e sincera, segundo a ação do Espirito Santo. Não adianta tentar impor o que sabemos sobre adoração se não estão em sintonia com Deus. Dentro as igrejas existe um rito a ser seguido, musicas a serem tocadas, mas fora, temos que usar a isca conforme o peixe que queremos pescar. Tudo tem seu tempo e acredito que a temporada de pesca está em alta, então, usemos as iscas certas, depois o Espirito age como deve ser feito.
    Um forte abraço em Cristo.
    Paulo Novaes
    ww.paulaoaudiogospel.com.br

    ResponderExcluir